Por que a sua empresa tem um blog?
Se não for para gerar mais clientes, então você está perdendo o seu tempo. O fato é que, quando você olha na sua volta, a maioria dos blogs empresariais definitivamente não são otimizados para realmente atrair novos clientes.
Aqui explicamos como escrever posts para o seu blog que atraiam clientes, posts que as pessoas realmente leiam e comentem.
Escrever posts em blogs não é algo que todo mundo gosta de fazer. É fácil dedicar muito tempo escrevendo um post que nunca recebe nenhuma interação, quem dirá atrair clientes para a sua empresa.
Isso é, se você só escreveu um post porque você ouviu dizer que “deveria”.
A verdade é que não é sobre escrever posts. É sobre criar conteúdo que atraia os seus clientes em potencial e estrategicamente os conecta ao seu funil de vendas.
Nós temos um pequeno template e algumas regras que nós seguimos quando criamos os posts do nosso blog.
O maior erro que a maioria das pessoas cometem
A principal coisa que as pessoas costumam errar é que elas guardam as suas melhores informações apenas para seus clientes.
Escreva o seu melhor conteúdo nos posts do seu blog – muita gente guarda o melhor conteúdo apenas para os clientes que pagam pelos serviços oferecidos.
Parece fazer sentido. Mas não faz.
Quando os seus clientes em potencial decidem entre você e a sua concorrência, eles provavelmente vão ler o conteúdo que você e o seu concorrente publicam.
Se você oferecer um conteúdo mais relevante, você será o escolhido.
Não importa se você tem o melhor conteúdo esperando pelo seu cliente em potencial depois que ele se torna um cliente de fato. Ele nunca se tornará seu cliente se você não chamar a atenção dele primeiro.
Publique o que você tem de melhor. Não publique tudo o que você sabe. Disponibilize as melhores partes, mas não publique tudo de uma vez.
Estes 3 passos nunca falham na hora de escrever um bom post
Agora, sabendo disso, vamos criar artigos com a ajuda destes três passos:
1. Comece com a conclusão já em mente
Se você quer que o seu post traga algum tipo de benefício ou resulte em alguma ação específica, comece já com o objetivo que você quer alcançar em mente.
Você quer que as pessoas se inscrevam na sua lista de email? Você quer que elas agendem uma consulta gratuita? Você quer que elas fiquem sabendo de alguma oferta que você tem no momento?
É bom ter um objetivo que faça com que, depois de ler o seu post, as pessoas fiquem mais próximas de comprar o seu produto ou serviço. Vamos falar mais sobre isso ao decorrer deste post.
2. Escolha o assunto estrategicamente
Depois de saber qual a ação que você deseja alcançar, você pode escolher o assunto do seu post.
Estas três perguntas ajudarão você a escolher os assuntos para os seus posts:
O que os seus clientes em potencial estão lendo/ pesquisando antes de tomarem a decisão de investir no seu produto/ serviço?
Digamos que alguém queira aprender a andar a cavalo. Estas pessoas provavelmente estarão interessadas em “5 coisas que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro cavalo”, que pode ser um tema excelente para um post que irá atrair pessoas que estão querendo comprar um cavalo. É algo que eles provavelmente estão procurando ativamente, ou pelo menos estariam muito interessados em ler, caso vissem o post.
O post em si pode explicar o que são estas coisas e oferecer uma série de vídeos gratuitos sobre os primeiros exercícios que as pessoas podem fazer com um cavalo recém comprado.
Elas se inscreveriam para receber os vídeos gratuitos por email e depois de receber todos eles, elas receberiam a oferta de um treinamento pago mais abrangente. Seria o caminho perfeito para que eles comprassem o seu produto. Então, pense no que os seus clientes estão lendo ou pesquisando.
Quais as barreiras que os seus clientes em potencial precisam ultrapassar antes de comprarem o seu produto?
Por exemplo, você pode escrever um artigo “Como andar a cavalo se você não pode comprar um”.
Muitas pessoas querem andar a cavalo, porém, a maioria das pessoas simplesmente não tem condições de comprar um cavalo. Dê dicas de como as pessoas podem andar a cavalo sem ter que arcar com os altos gastos de ter um cavalo.
Mais uma vez, o objetivo é superar a barreira para se tornar seu cliente. Existem muitos posts que você pode pensar sobre que seguem essa linha de pensamento.
No que elas precisam acreditar antes de comprar seu produto?
Então nós falamos sobre uma pessoa que está interessada no seu produto e já está buscando por algo relevante.
Nós também falamos sobre uma pessoa que está interessada no seu produto, mas que tem uma barreira para poder comprá-lo. Agora vamos falar sobre o último grupo.
Aquelas pessoas que precisam do seu produto, mas não acreditam que precisam.
Imagine um pequeno empresário local. Ele acha que não precisa de anúncios no Facebook porque ele tem apenas uma pequena empresa local, e acha que os anúncios no Facebook são caros e só são relvantes para e-shops ou grandes empresas. Se você identificar que existe um cliente em potencial que precisa de seus serviços mas acredita que ele não precisa, você pode, por exemplo, escrever um post sobre as “5 razões pelas quais pequenos empresários locais precisam começar a anunciar no Facebook”.
Ou então algo como: “Como uma dona de um salão de beleza dobrou a sua quantidade de clientes e transformou seu salão em uma franquia graças aos anúncios do Facebook”
Esses posts mudariam o que seus clientes em potencial precisam acreditar para poder comprar seus serviços.
3. Faça com que o seu post seja aberto e lido
Então você sabe qual a ação que você quer que o seu leitor tome e você sabe o assunto.
Agora é a hora de garantir que a pessoa que clica no seu artigo realmente o leia.
Você pode facilmente garantir que algumas pessoas vejam seu post. Você pode exibir anúncios para ele. No entanto, o mais difícil é garantir que o seu post seja lido.
Você precisa gastar tempo otimizando o seu post para que ele seja lido. Você quer que ele seja fácil e divertido de ler. Convidativo. Então, vamos começar com o básico.
- Use a fonte no tamanho 18 – Fontes maiores são mais fáceis de ler. Tamanho 18 é o tamanho ideal no momento.
- Use frases mais curtas – frases curtas são fáceis de ler e entender. Frases longas que ocupam muitas linhas são difíceis de ler, as pessoas ficam confusas e acabam perdendo o interesse em continuar lendo o post.
- Use listas – Listas como esta, por exemplo, são fáceis de digerir e mais interessantes do que um parágrafo de texto. Eles ajudam a quebrar o tédio de parágrafo após parágrafo.
- Use parágrafos curtos – Assim como as frases, use parágrafos curtos o máximo possível para facilitar a leitura.
- Use títulos na sua postagem – Colocar apenas o título do post não é suficiente. Use subtítulos para detalhá-lo, para mantê-lo interessante. Use subtítulos para motivar o leitor a continuar lendo, se aprofundar a postagem e facilitar a leitura.
- Use imagens – As imagens são ótimas para tornar sua postagem divertida e convidativa. As imagens ajudam as pessoas a olhar o artigo e torná-lo mais interessante. (Informações ninjas aqui: um dos parâmetros que o Google julga ao decidir se a postagem do seu blog deve aparecer na pesquisa, se baseia na distância que os visitantes percorrem quando acessam sua página. Quanto mais eles rolam a página, melhor o post fica dentro dos critérios do Google. As imagens fazem as pessoas rolarem a página por mais tempo, melhorando assim a sua classificação no que diz respeito ao SEO).
Essas dicas tornarão seus artigos mais fáceis de ler, e os tornará irresistíveis
O que as pessoas fazem quando clicam no seu artigo antes mesmo de começarem a lê-lo, é rolar a página. Elas rolam para baixo e depois voltam para o topo da página.
Elas estão tentando julgar se vale a pena o tempo delas ou não. Isso significa que, é claro, o nome do seu post é o mais importante.
É o que faz as pessoas clicarem nele.
No entanto, os seus subtítulos também são extremamente importantes.
Eles farão as pessoas realmente começarem a ler seu post. Seus subtítulos não devem ser chatos e simplesmente descritivos sobre o que você irá escrever.
Seus subtítulos devem convencer o leitor de que seu post é relevante para eles.
Aqui está um exemplo:
Por exemplo, um de nossos posts sobre equitação é chamado de:
“Meu cavalo começou a se comportar mal, e agora?”
Aqui estão alguns dos subtítulos:
“Piorando o comportamento sem motivo aparente” – sabemos através dos nossos clientes que eles percebem isso, como se o cavalo estivesse piorando sozinho. O objetivo deste subtítulo é criar uma conexão com eles e torná-lo relevante para o leitor. Então, quando eles abrem o post rolam a página, eles percebem o subtítulo e pensam “é isso mesmo que está acontecendo comigo”; o próximo subtítulo é, por exemplo:
“O agravamento do comportamento raramente é causado por um problema de saúde” – sabemos que a maioria de nossos clientes costuma acreditar que o agravamento do comportamento pode ser causado pelo cavalo ter um problema de saúde. Desafiando o que eles acreditam que existe para fazê-los pensar: “Estranho, então o que seria então a causa? Eu pensei que isso seria causado por problemas de saúde ”. Isso foi feito para fazê-los acreditar que aprenderão um novo ponto de vista com o qual ainda não estão familiarizados. Em seguida, outro exemplo de subtítulo desse artigo é:
“Lembre-se disso quando seu cavalo se comportar mal” – este subtítulo foi criado para criar curiosidade. Um subtítulo não deve dizer o que fazer, não deve dizer “Quando o seu cavalo não escutar, mantenha a calma e pergunte a ele até ouvir”, que revela o que eles devem fazer. Isso não os faz querer descobrir o que é. Uma manchete como essa faz o leitor querer pular o parágrafo inteiro porque já deu a eles todas as informações essenciais que obterão no próprio parágrafo. Você quer criar curiosidade.
Quando você lê os subtítulos que confirmam que o conteúdo é relevante, desafia o que as pessoas acreditam e cria curiosidade, e então é mais provável que as pessoas leiam seu post.
Esses “truques ninja” manterão seus leitores engajados
Aqui estão os outros pontos que são muito importantes:
- A primeira frase: o trabalho da primeira frase é levar as pessoas para a segunda frase. Não seja chato. Diga algo ousado para convencê-las.
- As transições: as transições entre as diferentes partes do post são muito importantes, pois são um local fácil para o leitor parar de ler, portanto, dê atenção especial a elas.
Uau, parabéns! Agora você tem um ótimo post no qual as pessoas clicam e realmente lêem… há apenas um problema.
Há apenas um problema… é que sem estes pontos, ainda será meio inútil para você.
1. Uma chamada de ação
No final do artigo, você deve criar um plano de ação claro. Diga ao seu leitor o que fazer a seguir. Talvez você possa oferecer a eles um template de títulos para posts. Isso os ajudará a criar títulos que foram testados várias vezes e sempre tiveram um ótimo desempenho. Ofereça-o em troca de suas informações de contato. Coloque um formulário de geração de leads onde eles poderão obter o arquivo. Você pode fornecer a eles os modelos de título e, em seguida, entrar em contato com eles e iniciar uma conversa, talvez até vender seus serviços.
2. Redirecionamento
No entanto, há outro truque ninja que você pode fazer. Configure o redirecionamento. Configure um pixel do Facebook e redirecione as pessoas que lêem seu artigo. Mostre a eles um anúncio relevante no Facebook.
Alguém leu um artigo sobre como escrever uma postagem no blog? Mostre a eles um anúncio que oferece uma planilha de pontuação gratuita para avaliar como seus posts são otimizados em termos de SEO. É bom fazer a oferta através do redirecionamento ligeiramente diferente da oferta que estava no próprio post.
Assim como eu mencionei aqui, no artigo sobre como escrever uma ótima postagem no blog, você pode oferecer os “modelos comprovados títulos de posts no blog que garantem mais cliques nas postagens”, enquanto o redirecionamento ofereceria aos leitores “Folha de pontuação SEO da postagem no blog” para ver como eles estão otimizando seus artigos em termos de SEO.
Duas ofertas diferentes, ambas relevantes, capazes de gerar leads e engajar o seu público.
O que você pode fazer agora mesmo
Uau! Agora você realmente chegou ao fim. Você sabe como escrever ótimos posts.
No entanto, se tudo isso parecer um pouco trabalhoso para você, talvez você possa se tornar um dos nossos clientes, e nós cuidaremos de toda a parte do marketing para você. E você só paga pelos nossos serviços caso você ganhe dinheiro.
Se você quiser saber mais sobre, escreva-nos algumas informações breves sobre sua empresa em nosso endereço de e-mail: info@madmonkeymarketing.com.br