Eu investi $150 no meu primeiro anúncio. E eu ganhei…

Nada. Nenhum lucro, nenhuma venda.

Tudo por causa de um erro. Depois de ter consertado o erro, eu investi mais $150 nos anúncios, e dessa vez eu ganhei dinheiro. Na verdade, dessa vez os anúncios geraram vendas no valor de $4000.

Nada mal sair do zero para $4000 em vendas investindo apenas $150 em anúncios.

No entanto, o erro que eu cometi na primeira vez não foi tão simples, e foi por isso eu eu decidi escrever esse post. Vamos lá!

Chegou a hora de fazer o seu primeiro anúncio e fazer com que tudo funcione bem. Então, você pensa:

“Eu preciso saber como configurar tudo, ajustar todas as alavancas no Facebook, saber a função de cada botão para que tudo funcione bem…”

Talvez você até pensa que precisa de um “truque secreto” para ser o melhor possível.

Você precisa ajustar o público alvo, fazer o rastreamento da conversão e a lista continua… Todas estas coisas!

Então, uma vez que tudo está configurado, você se sente um profissional. Agora você só precisa escrever o texto do anúncio. E, depois de toda a parte técnica, até parece fácil.

Aí você faz o que todos os anúncios fazem, você informa os clientes que você está vendendo algo. Você publica um anúncio oferecendo o seu produto.

Tudo certo, tudo parece ótimo! Pena que nunca vai gerar lucros…

O anúncio criado talvez se pareça com algo assim:

“Suplementos de proteína para quem faz musculação! Inscreva-se para receber um suplemento na sua casa todos os meses.”

À primeira vista, parece muito bom. O seu modelo de negócio é pensado para receber pagamentos mensais. Uma ótima ideia! O Facebook é um ótimo lugar para atrair os seus clientes.

Você já configurou toda a parte técnica, tudo faz sentido e você tem tudo para dar certo. Em alguns casos, pode funcionar. Oba!

O “jeito intuitivo” de anunciar não funciona

No entanto, na maioria dos casos, este approach não funcionaria, ou pelo menos não funcionaria tão bem quanto é esperado.

Deixe eu explicar:

Vamos falar sobre relacionamentos. Quantas vezes você parou uma garota na rua e a pediu em namoro?

“Oi, o meu nome é Roger. Você quer namorar comigo?”

Deixa eu adivinhar… Acho que nunca, é uma péssima ideia e não daria muito certo.

Agora vamos traduzir este cenário para o mundo dos negócios. O cenário equivalente seria configurar um anúncio para o seu serviço, que é de uma mensalidade de suplementos de proteína sem escolher o público alvo de pessoas que fazem musculação. 

Então você pensa: “ok, mas eu escolhi o público alvo certo”. Que bom.

Agora vamos ajustar o exemplo dos “relacionamentos”. Ao invés de pedir uma garota desconhecida na rua em namoro, você vai à balada.

“Oi, o meu nome é Roger. Você quer namorar comigo?”

Garotas vão para a balada para se divertir e também para encontrar alguém, então você está em frente a sua “audiência” correta.

Muitas pessoas vão à balada, chegam numa garorta e pedem ela em namoro, certo?

Hum… não. Isso também parece que não vai funcionar.

É claro que não funcionaria. É pedir muito de uma vez só, mesmo que a garota esteja buscando um namorado.

Aqui está o erro que torna qualquer anúncio inutilizável

No entando, quando o assunto é anúncio, as pessoas acreditam que é uma boa ideia chegar na audiência certa e dizer apenas “ei, quer comprar estas coisas que eu estou vendendo?”

Agora pense no exemplo anterior. Você entende onde eu quero chegar?

Configurar os anúncios, definir o público alvo e dizer para as pessoas comprem não é suficiente. É a mesma coisa que chegar numa balada e pedir uma garota qualquer em namoro.

Esses anúncios costumavam funcionar, mas não mais

Mas, se você vive num lugar onde há milhares de garotas e você é o único homem, então funcionaria bem.

No passado, era suficiente colocar um anúncio dizendo “nós vendemos sapatos”, pois provavelmente era o único local que vendia sapatos, não havia outra escolha.

Hoje em dia, há muitas escolhas. A verdade é que, não importa o que você vende, vai haver concorrência.

Então, anunciar que você está vendendo algo não é suficiente, mesmo que você anuncie para o seu público alvo.

Você pode usar este problema para sua vantagem!

O que você deve fazer, então? Pense na balada. O que a maioria dos caras fazem? Eles começam uma conversa e/ou cantada e convidam para um drink.

“Vamos beber algo?”

Simples.

Agora pense no que você deveria fazer com os anúncios. Ao invés de fazer um anúncio dizendo: “Compre os nossos suplementos!”

você pode fazer um vídeo com o nome “esse bodybuilder decidiu se alimentar apenas de suplementos por uma semana. Veja o que aconteceu”.

O nome soa interessante e não está oferecendo ou pedindo nada. O título está apenas oferecendo entretenimento relevante. Por que você não assistiria?

Seduza o seu cliente, não os assuste

Então, o vídeo mostra fatos interessantes. Revela novos tipos de suplementos que possuem maior variedade de nutrientes e que não fazem mal à saúde se consumidos desta forma (este é apenas um exemplo, eu não sei se existe algo assim).

No final do vídeo, há uma oferta de amostra grátis (pode ser que o cliente pague apenas o preço do frete ou alguma taxa bem barata apenas para cobrir os custos). Basicamente, o que você fez foi:

  • foi chamar a atenção com o título do vídeo, que seria a “cantada”
  • e depois você convidou o seu cliente potencial para um “drink”, que é a amostra grátis nesse caso.

As garotas normalmente dizem sim para o drink e assim o cara ganha um pouco de atenção e quem sabe até uma chance.  

Os seus clientes irão receber a amostra grátis em troca de testar o seu produto pela primeira vez. Se for melhor ou mais barato do que o produto que eles normalmente usam, é bem provável que eles façam a troca para o seu produto.

Com a abordagem certa, a venda se torna fácil

Depois que eles recebem a amostra grátis e passam a conhecer o produto, fica muito mais fácil fazer a venda do produto em si. Já não existe o risco, pois eles sabem o que estão comprando.

Fazer a venda do primeiro pacote de suplementos é a mesma coisa que ir ao primeiro encontro com uma garota.

Uma vez que você consegue fazer a primeira venda, finalmente é a hora de “pedir em namoro”, e oferecer uma mensalidade para receber os suplementos em casa todos os meses.

Pense nos anúncios como uma maneira sutil de sedução. Seduza os seus possíveis clientes, não os assuste.

“Seduza o seu cliente em pequenos passos, assim como você faria num relacionamento.

Ao invés de dizer:

“Agora que você viu os meus anúncios pela primeira vez, você quer comprar o meu produto?”

Vá aos poucos:

  1. Chame a atenção do seu cliente com algo valioso ou divertido
  2. Obtenha suas informações de contato oferecendo-lhes uma “isca digital” ou venda-lhes “oferta de doutrinação”
  3. Construa uma relação de confiança
  4. Ofereça o seu produto principal ou uma mensalidade

Eu aprendi isso da maneira mais difícil

Um dos primeiros anúncios que eu já fiz foi para vender um DVD de treinamento de cavalos. Nós criamos um anúncio e um site de vendas que continha a descrição do treinamento.

Parecia fazer sentido, o anúncio tinha uma foto muito bonita. O site de vendas tinha um vídeo maravilhoso mostrando o que as pessoas poderiam alcançar e descrevia o treinamento.

Nós gastamos $150 nos anúncios e…

Não tivemos nenhuma venda!

Então, recomeçamos do zero. Nós criamos uma “isca digital” em forma de aula gratuita. Nós pegamos algumas aulas do DVD e disponibilizamos de forma gratuita, em troca de obter os endereços de emails.

As pessoas amaram!

Quando nós oferecemos o treinamento completo depois de oferecer algumas partes dele de forma gratuita, nós tivemos algumas vendas.

Na verdade, nós gastamos $150 em anúncios e tivemos mais de $4000 em vendas. Apenas um aviso, você não vai obter esses resultados hoje em dia. Os anúncios ficaram muito mais caros. No entanto, ilustra o ponto.

Uma sedução sutil funciona bem.

Se você quer uma ajuda para fazer os seus anúncios e tornar a jornada do cliente um pouco mais atraente, comece agendando uma consulta gratuita conosco entrando em contato por aqui.

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