Existe uma palavra que irá ajudar você a escrever anúncios e sales copy melhores, mesmo que você não seja um copywriter.
Até as grandes empresas normalmente cometem este erro simples.
A verdade é que encontrar exemplos deste erro foi tão fácil que eu nem precisei pesquisar muito. Primeiramente, os dois primeiro anúncios que eu vi no meu Facebook continham este erro.
Vamos ver o primeiro anúncio:
Então, a primeira coisa que chama a sua atenção, depois da imagem, é a frase:
“Crie Facilmente Vídeos Explicativos com Animação” ( “Easily Create Professional Animated Explainer Videos”)
A frase está um pouco cortada porque era um anúncio na barra lateral, mas é o que deveria estar lá, a julgar pelo pequeno texto na imagem que é semelhante.
Colocar o mesmo texto duas vezes também não ajuda muito, mas vamos deixar este erro para depois, pois ele não é o objetivo deste artigo.
Abaixo do título, há um texto que oferece um desconto para o software oferecido.
Agora vamos dar uma olhada no site para onde o anúncio nos redireciona:
E ali está: “A ferramenta mais fácil de todas” ( “The absolute easiest tool ever”)
Se você ler um pouco mais, você verá: “Para fazer vídeos incrivelmente profissionais de explicação animada, com a facilidade de clicar e arrastar” ( “for Making Unbelievably Awesome Professional Animated Explainer Videos, With Click and Drag Ease”?
Este erro faz com que muitas pessoas olhem para o seu anúncio e pensem: “E daí?”
Eu sei e eu realmente penso “e daí?”. Eu não sei porque eu deveria me importar…
O problema na maioria dos anúncios e sites que vendem algo, é que eles focam neles mesmos e nos produtos.
Parece óbvio focar no seu próprio site e no seu próprio produto. Você ama o seu próprio site e próprio produto.
A triste realidade é que você talvez seja o único. As outras pessoas não pensam assim.
Você é provavelmente a única pessoa que realmente se importa com o seu próprio produto, e eu digo isso mesmo sabendo que muitas pessoas comprem o seu produto.
O fato é que as pessoas que compram o seu produto, talvez não se importem com ele.
Como deixar as pessoas loucas pelo seu produto
A razão disso é que as pessoas realmente só se importam com os benefícios que o seu produto traz a elas. O produto em si é irrelevante, o importante é o benefício que ele oferece.
O que eu gostaria de saber sobre este software que permite criar vídeos animados de explicações seria: vai me ajudar a ganhar dinheiro ou facilitar a minha vida?
E a resposta para esta pergunta provavelmente seria:
- Vídeos animados podem ajudar a aumentar a conversão e portanto, me ajudar a ganhar dinheiro.
- Estes vídeos seriam mais baratos para serem produzidos, pois eu não vou precisar contratar um ator/atriz nem comprar ou alugar o equipamento necessário.
- Talvez seja mais fácil de fazer um vídeo animado do que um vídeo “tradicional”.
São estes os pontos que me importam.
Eu me importo com as mudanças e com os benefícios que o produto traria para a minha vida. Mas, mesmo assim, a maioria dos anunciantes falam apenas do produto em si e sobre a marca.
Eu diria que se o título do site mudasse de:
“A ferramenta mais fácil de todas” ( “The absolute easiest tool ever”)
para:
“Aumente sua conversão e crie vídeos de marketing mais baratos e em menos tempo” Saiba mais sobre como criar vídeos animados explicativos.
Esse título provavelmente atrairia mais pessoas para a leitura da página de vendas.
A pergunta mágica que irá deixar os seu site e os seus anúncios muito melhores
A pergunta é: “E daí? Por que eu deveria me importar?”
Dê uma olhada na imagem abaixo:
Sem brincadeira, esta é a descrição completa de treinamento online de cavalos por $400.
Você vê o que tem de errado nisso?
O texto apenas descreve os exercícios ensinados. Se você ainda não entende tanto assim sobre os nomes dos exercícios, você não terá ideia do que estes nomes querem dizer, então, por que você se importaria?
Faz sentido para a pessoa que escreveu, mas para mim, um possível cliente, não faz muito sentido. Então, eu leio esta lista e me pergunto: “E daí? Por que eu deveria me importar?”
Uma única palavra irá aumentar muito a sua conversão
Quando você escreve sobre as características do seu produto, sempre inclua a palavra “para quê”.
Por exemplo, nós vendemos cabrestos feitos sob medidas. Eles são assim:
Os principais pontos da venda são:
- Feitos sob medida
- Prontos para equitação bitless
- Nome personalizado numa etiqueta de couro
E na verdade, nós temos estes pontos descritos no site de vendas.
No entanto, também temos a seção essencial “e daí?”, que elabora o ponto de venda específico e explica por que as pessoas deveriam se importar.
É feito sob medida? Por que eu deveria me importar?
Então, nós continuamos explicando que o cabresto feito sob medida não vai encostar nos olhos do cavalo, o deixando irritado; o que faria com que eles se comportasse mal (esse ponto também é ilustrado mostrando cabrestos de medida padrão que têm este problema). Nós também explicamos que um cabresto na medida certa irá melhorar a sua comunicação com o seu cavalo, fazendo com que ele te ouça melhor.
Próximo ponto.
Pronto para equitação bitless, então você não precisa mais colocar um pedaço de metal na boca do seu cavalo para poder se comunicar com ele enquanto estiver andando.
Próximo ponto.
Etiqueta personalizada de couro com o nome do cavalo, para que você saiba a qual cavalo o cabresto pertence. E também o número do seu telefone, para que, se algum dia o seu cavalo fugir, você possa ser contatado por quem o encontrar.
Você está começando a entender por que isso é importante?
Como deixar as pessoas empolgadas com o seu produto
As pessoas não se importam com o seu produto. Elas se importam com os benefícios dele. E é disso que você precisa falar.
As pessoas não se importam se o cabresto é feito sob medida, mas se importam com o cavalo se comportando mal. Elas não se importam com a etiqueta de couro, mas se importam em ter o cavalo de volta caso um dia ele fuja. Elas não ligam para a equitação bitless, mas se importam machucar o cavalo caso tivessem que colocar um pedaço de metal na boca dele.
As pessoas não se importam em receber 20 vídeos e um eBook, mas elas se importam com os resultados que teriam depois de consumir este conteúdo.
Pense nisso não como a venda de um produto, mas como uma transformação.
Você move o seu cliente de um antes para um depois. E é nisso que você precisa focar.
Antes, o seu cliente tinha medo de colocar um cabresto que machucaria o cavalo, agora ele não tem mais esse medo.
Se você vendesse computadores,o que você realmente estaria vendendo seria: “você não precisará mais esperar tanto tempo para que os programas sejam carregados”, “você não irá mais perder todo o seu trabalho porque o computador estragou de novo”, “você não irá mais precisar deixar o computador carregando o tempo todo.”
Essas são as melhorias de verdade que seus clientes sentirão diariamente graças ao seu produto.
Toda vez que você lista uma característica de um produto ou serviço, você também precisa pensar “e daí? Por que eu deveria me importar? ”E escrever sobre os benefícios que essa característica traz.
Como melhorar ainda mais
As características e os benefícios apoiam uns aos outros.
Fale apenas a característica (por exemplo, feito sob medida) e as pessoas vão pensar “e daí?”.
Fale apenas o benefício (por exemplo, seu cavalo irá ouvir melhor) e as pessoas vão pensar que talvez não seja verdade.
Fale sobre as suas coisas e uma apoiará a outra.
Feito sob medida para que você possa se comunicar melhor com o seu cavalo e ele não irá se comportar mal.
Assim, os clientes terão respostas para as duas perguntas: “e daí?” e “por que eu acreditaria nisso?”.
Quando você está escrevendo sobre o seu produto tenha isso em mente e muito mais pessoas vão comprar e ficar realmente animado com o que você tem para oferecer. Seus anúncios serão melhores, seus sites serão melhores.
Se você quer que a gente ajude você a otimizar seus anúncios, e o seu site não apenas usando esse “truque”, mas centenas de outros em nosso arsenal, comece agendando uma consulta gratuita conosco entrando em contato por aqui.